Lideranças regionais se reuniram nesta sexta-feira (11/11), no Parque do Imigrante. O encontro da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) Vale do Taquari ocorreu pouco antes da abertura da Expovale 2016 e abordou temas como logística e desenvolvimento regional.
O presidente Ito Lanius apresentou a logística como nova bandeira da entidade. “É um projeto de trabalho para os próximos dois anos e para o qual já contamos com a parceria da Univates e da La Salle”, destacou. Segundo o coordenador do Grupo de Infraestrutura Logística, engenheiro civil Ivandro Rosa, o primeiro passo é a criação de um banco de dados envolvendo órgãos como DNIT, Daer e EGR. O objetivo é suprir desafios que vão desde municípios sem acesso pavimentado à conclusão da duplicação da BR-386. “Precisamos de um diagnóstico da logística do Vale, identificar o que temos e o que ainda precisamos para embasar novos projetos”, afirmou Rosa.
O delegado regional da Federasul Verno Arend salientou a importância das lideranças se aproximarem das administrações municipais que começam seus mandatos em janeiro. “Vamos buscar este contato, contribuir com ideias e principalmente criticar construtivamente”. Lembrou a iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e citou o trabalho feito como exemplo a ser seguido. Presidente da Acil, Miguel Arenhart explicou que a iniciativa é conjunta de 13 entidades e já propiciou encontros com o prefeito eleito, Marcelo Caumo.
Comércio informal, geração de energia, cadeia produtiva do leite e cenário econômico atual também foram assuntos tratados. No final do evento, o grupo prestigiou a solenidade de abertura da Expovale 2016.
Uma provocação sobre o que está faltando para a infraestrutura da região acompanhar o movimento turístico. Assim o presidente da…
A partir do dia 21 de setembro, quarta-feira, as agroindústrias familiares do Vale do Taquari interessadas em participar da Expovale…