Novidades

Veja notícias sobre a Expovale e o Vale do Taquari

18 nov 2022

Expovale + Construmóbil tem destinação correta do lixo com gestão de resíduos sólidos

Recic faz uma pré-triagem do lixo ainda no Parque do Imigrante (Clarissa Jaeger)

Comprometida em tornar o evento mais sustentável, a Expovale + Construmóbil tem, entre suas novidades, a gestão de resíduos sólidos. Através da empresa Recic, de Lajeado, visitantes e expositores são orientados a fazer a separação do lixo, o qual é destinado corretamente conforme uma pré-classificação: de banheiro, orgânico e reciclável.

De acordo com Luana Hermes, engenheira ambiental da Recic, o primeiro grupo envolve principalmente papel higiênico, que não passa por nenhuma pré-triagem e que é recolhido diariamente pela prefeitura. Já os orgânicos compreendem os restos de alimentos, erva mate, guardanapos engordurados, palito, etc, os quais são levados para compostagem. Por fim, os recicláveis englobam embalagens pet, copos plásticos e de papel e latinhas, sendo direcionados para uma empresa parceira no Bairro Conservas, onde é separado por classe e destinado à reciclagem. Também são encaminhados isopores, esponjas de cozinha e cápsulas de café. Os vidros estão sendo armazenados para posterior doação à Apama e auxílio à causa animal.

Luana explicou que as lixeiras espalhadas pela feira estão identificadas com sacos de cores diferentes para facilitar a separação e destinação. Segundo ela, na praça de alimentação esse processo é um pouco mais complicado e por isso a necessidade de uma pré-triagem que está sendo feita no próprio parque. “Essa é a primeira vez que a feira se propôs a ter uma gestão de resíduos de fato, o que já é um grande avanço. Nosso maior problema ainda é fazer as pessoas entenderem a importância da separação”, avaliou a engenheira.