A partir do dia 21 de setembro, quarta-feira, as agroindústrias familiares do Vale do Taquari interessadas em participar da Expovale 2016 deverão fazer sua inscrição. O procedimento é centralizado nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) dos municípios, sendo o critério fazer parte do Programa Estadual de Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado (SDR). Serão 50 espaços totalmente gratuitos no Pavilhão 4 e a prioridade é para a região. Apenas serão aceitas agroindústrias familiares de outras partes do Rio Grande do Sul se esses estandes não forem preenchidos até o dia 10 de outubro. A oportunidade para os pequenos empreendedores rurais é fruto da parceria da Expovale com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (FETAG) e a SDR, que subsidiam financeiramente os 50 espaços.
Nesta terça-feira (14), na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), foram definidos os detalhes do convênio, o qual tem o objetivo de valorizar a produção regional e potencializar suas vendas, bem como corresponder com a expectativa dos visitantes da feira. A reunião, coordenada pelo presidente da Expovale 2016, Alex Schmitt, teve a presença de representantes da SDR, FETAG, Emater/Ascar e Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Vale do Taquari. “Faz parte da política de atuação do governo fomentar a agricultura familiar. E uma das estratégias é através de feiras, sendo que elencamos os eventos regionais mais importantes e nos envolvemos para que a participação das agroindústrias seja facilitada”, destaca o diretor da área na SDR, Dionatan Tavares da Silva.
Jocimar Rabaioli, assessor de política agrícola e de agroindústrias da FETAG, ressalta o envolvimento da entidade na captação de recursos financeiros para o espaço destinado aos associados. Ele considera a Expovale uma oportunidade única para que os produtores da região compartilhem serviços, tecnologias e informações, e tenham contato direto com o consumidor final. A Emater/Ascar Vale do Taquari e Caí aposta numa grande procura. De acordo com o supervisor, Álvaro Mallmann, há 120 agroindústrias formalizadas na região, além de outras 96 em fase de legalização. “Acreditamos que muitas terão interesse, tendo em vista a excelente oportunidade de venda de seus produtos”. A organização do Pavilhão da Agricultura Familiar é composta pelo trabalho em parceria da FETAG, SDR, Emater/Ascar e Acil.
A 20ª Expovale é uma realização da Acil e Prefeitura de Lajeado e ocorre de 11 a 20 de novembro no Parque do Imigrante, em Lajeado. Tem o patrocínio de Fruki Guaraná e Rede Imec de Supermercados, e apoio de Farmácias São João, Bremil, Florestal Alimentos, Cervejaria Salva e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.
Em continuidade às solicitações de melhorias no Parque do Imigrante para a realização da Expovale + Construmóbil em novembro, a…
Faltando dois dias para a abertura oficial da Expovale + Construmóbil 2022, o ritmo de trabalho no Parque do Imigrante…