Novidades

Veja notícias sobre a Expovale e o Vale do Taquari

20 nov 2022

Edição conjunta histórica registra público circulante de 102 mil pessoas, R$ 98 milhões em vendas e R$ 150 milhões em negócios prospectados

A maior feira multissetorial do Vale do Taquari se encerrou neste domingo (20), no Parque do Imigrante, em Lajeado. Com dez dias de programação, a Expovale + Construmóbil foi uma edição inédita que uniu o potencial das duas feiras e revelou grandes resultados. Os mais de 400 expositores presentes registraram R$ 248 milhões em negócios, sendo R$ 98 milhões em vendas e R$ 150 milhões em prospecção, e superando as expectativas. Já o público circulante alcançou 102 mil pessoas, considerando visitantes, cortesias, expositores e prestadores de serviços.

Estandes bonitos e atrativos, marcados por grande interação com os visitantes, apresentações culturais, shows, atividades técnicas e muito entretenimento foram a combinação ideal e responsável pelo sucesso do evento. “O sucesso desta edição está construindo a próxima”, resumiu o presidente da Construmóbil, Joni Zagonel, acrescentando que os números são um retrato do que é esse evento, essa região e do que somos capazes. “Entendemos que a Expovale e a Construmóbil cumpriram sua missão e atingiram a meta de fortalecer cada vez mais o desenvolvimento empresarial, econômico e social da região”, disse o presidente da Expovale, Miguel Arenhart. Emocionado, ele relembrou a caminhada da construção do evento e o sentimento de realização com os resultados alcançados.

A edição histórica comemorativa ao centenário da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) reforçou o slogan “Juntos, fazemos história”. A presidente da entidade, Graciela Black, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Lajeado e os patrocinadores, destacando a volta dos eventos em grande estilo, com pujança e surpreendendo a todos. “Parabéns Joni e Miguel, vocês foram líderes incríveis e que trabalharam com grande sintonia”, complementou.

A junção das duas feiras, realizadas de forma conjunta em função dos adiamentos da pandemia, gerou expectativa quanto ao futuro. Conforme Graciela, a decisão sobre manter formato ou voltar ao modelo intercalado ainda não está definida e vai depender de uma avaliação pós-evento, baseada em pesquisa com os expositores e análise de todas as questões envolvidas.

Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo evidenciou as marcas desta edição. “Tivemos como destaque o turismo e a junção das duas feiras. E esse é o desafio de cada uma das comissões organizadoras, sentir o que pulsa no Vale, para onde caminha, e conseguir encontrar essa marca”. E finalizou: “essa é a nossa Copa do mundo”.

“Num mundo tão virtual, foram reunidas 102 mil pessoas de forma presencial. Essa feira foi preparada de forma humana e a emoção do discurso do presidente Miguel é a prova do quanto toda a comissão se dedicou”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Deolí Gräff.

Novidades

Inovações desta edição, o Espaço SebraeX e Pro_move Lajeado atraíram muitos empreendedores e pessoas interessadas em melhorar a gestão dos seus negócios, inovar e ampliar seus mercados. Destaque da estrutura, o carro com o tour virtual foi aproveitado por 1500 adultos e crianças. A outra novidade foi a Avenida do Turismo, onde diariamente representantes de municípios do Vale do Taquari apresentaram seus roteiros, empreendimentos e talentos, somando 50 apresentações de dança e teatro. As atividades se somaram aos recursos digitais e cinematográficos de exibição da região e aos quase três mil passageiros que aproveitaram o Cisne Branco em 22 passeios no Rio Taquari.

Na Mostra Arquitetura & Design, o que não faltou foram tendências e inspirações nos dez ambientes projetados. Tarde das Escolas e da Terceira Idade, Sessão de Negócios com mais de 60 empresas participantes.

As informações gerais do evento foram apresentadas em coletiva de imprensa no final da tarde deste domingo. Logo após, eles passaram por todos os pavilhões, aplaudindo os expositores como forma de agradecimento.

A Expovale + Construmóbil 2022 foi uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado com patrocínio ouro de Lojas Benoit, BrasRede, Cooperativa Certel, Bebidas Fruki, Grupo Imec, Mondial Caminhões e Sicredi Integração RS/MG. O evento também contou com patrocínio prata de Florestal Alimentos e Girando Sol, bronze de Confea/Crea-RS apoio da Unimed VTRP.

Expovale em números:

  • Público circulante: 102 mil visitantes
  • Negócios: Vendas: R$ 98 milhões e R$ 150 milhões prospectados
  • Expositores: mais de 400
  • Passeios Cisne Branco: 22 passeios e 2.920 passageiros
  • Avenida do Turismo: 50 apresentações de danças, teatro e atrativo dos municípios
  • Chimarrão: mais de 250 kg de erva-mate e mais de 500 litros de água quente

Lixo (dados contabilizados até o sábado):

  • Resíduo Orgânico - 615,88 kg
  • Resíduo Reciclável - aproximadamente 7000 kg
  • Vidro - 349 kg
  • Rejeito – cerca de 200 kg por dia

 

  • Tour virtual: 1.500 passeios
  • Sessão de negócios: mais de 60 empresas participantes
  • Parque de Diversões: 18 mil ingressos
  • Consumo de refrigerante e água: 46 mil unidades
  • Consumo de chopp: 32 mil litros

Redes sociais: mídias sociais Expovale e Construmóbil (10 a 20 novembro 2022)

  • Facebook e Instagram:
  • 001 pessoas alcançadas
  • 461.301 impressões
  • Alcance
  • Alcance Facebook
  • 137 pessoas alcançadas (Expovale)
  • 379 pessoas alcançadas (Construmóbil)
  • Alcance Instagram
  • 991 pessoas alcançadas (Expovale)
  • 500 pessoas alcançadas (Construmóbil)

Seguidores

Expovale

  • Facebook: 24.970 seguidores
  • Instagram: 10.825 seguidores

Construmóbil

  • Facebook: 6.875 seguidores
  • Instagram: 2.752 seguidores