Novidades

Veja notícias sobre a Expovale e o Vale do Taquari

13 nov 2016

Auditório da Expovale sedia workshop sobre as novas diretrizes da construção civil

O engenheiro civil Ricardo Ferreira compartilhou sua experiência com a implantação da NBR 15575 - Crédito: Objetivo Fotografia

O Auditório da Expovale sediou na tarde deste sábado (13) o Workshop Implantação da NBR 15575. Promovido pela Imojel, o evento foi destinado a arquitetos, engenheiros, projetistas, construtores e incorporadores, e contou com o engenheiro civil Ricardo Ferreira abordando os novos padrões da construção civil.

De acordo com Ferreira, a norma implantada em 17 de junho de 2013 surgiu das exigências da sociedade por mais segurança, sustentabilidade, manutenção facilitada e melhor infraestrutura, e desde então precisa ser aplicada em todos os empreendimentos residenciais. Com o diagnóstico da crescente abreviação da vida útil da construção, insatisfação dos clientes e desgaste de construtores e incorporadores, a NBR 15575 foi criada com o objetivo de atingir processos mais racionalizados, garantir a tecnologia de materiais e implantar sistemas de qualidade.

O palestrante contextualizou a aplicação dos requisitos nos empreendimentos, apontando o melhor caminho a ser seguido. Ao destacar que a norma estabelece novos critérios de desempenho para a aplicação de pisos, estruturas, vedação, cobertura e sistemas sanitários, ele ressaltou que a adequação requer tempo e necessita de profissionais qualificados: “O trabalho exige planejamento, poder de negociação e habilidade para se adaptar a mudanças”.

Ferreira ainda afirmou que as novas diretrizes da construção civil estão focadas no cliente e na busca pela satisfação de suas expectativas. Relatando sua experiência com a NBR 15575 em um empreendimento da Imojel, lembrou da importância dos profissionais da área se unirem e trocarem informações sobre o momento. “Todos estamos com dificuldade. Estamos em fase de mudança e não podemos pensar em concorrência. É hora de apostarmos em parcerias para o aperfeiçoamento de todo o setor”, enfatizou.