Um evento para disseminação de conhecimento e compartilhamento de informações. Assim foi definida a 16ª edição do Workshop em Alimentos, que integra a programação de eventos técnicos da Expovale 2016. Promovido pelo Grupo Técnico em Alimentos (GTA), o evento iniciou nesta quinta-feira (17) e segue até amanhã (18) no Salão de Eventos da Acil. A atividade reúne aproximadamente 180 participantes, entre executivos, pesquisadores e profissionais da área de alimentos, contribuindo para o lançamento de novos produtos e prospecção de negócios.
Conforme a coordenadora Tânia Gräff, a programação do workshop foi elaborada com foco na saudabilidade, trazendo palestrantes detentores de conhecimento na área de segurança, tecnologia, inovação e exigências da Anvisa. Para ela, integrar a agenda da Expovale colaborou com a proposta de disseminar o conhecimento e a atuação do grupo na região, além de proporcionar uma prévia do que será a Jornada Técnica do Setor Alimentício, que acontece nos dias 18 e 19 de maio, no Hotel Weiand. Durante a solenidade de abertura do evento, Tânia destacou a rapidez da evolução na indústria de alimentos, mostrando a importância da capacitação dos profissionais na área de tecnologia e dieta contemporânea. Dessa forma, o workshop veio agregar conhecimento para produção de alimentos nutritivos, seguros, saborosos, adequados à legislação e atrativo a todos os consumidores.
Abrindo a programação desta quinta-feira, Neila Richards, engenheira de alimentos e especialista em Tecnologia e Ciências dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), abordou o tema Comportamento da gordura nos produtos e na dieta. Segundo ela, falar do assunto não é fácil: “A gordura tem benefício, mas ainda é a grande vilã da alimentação”. Ao tratar de ácidos graxos, colesterol e gorduras trans, ressaltou o que acontece no organismo quando consumidos em excesso. A diferença entre óleos e gorduras, bem como sua função no alimento o os tradicionais embates entre manteiga e margarina também estiveram em pauta.
O estudo do consumidor e o nível ideal de sensações foi o tema abordado por Matheus Seity, da Takasago - empresa especializada em aromas e fragrâncias. Expondo as metodologias aplicadas para entender a experiência com os alimentos, através da medição do nível de satisfação, acentuou a importância da exploração dos cinco sentidos e da interpretação de como as pessoas, em especial os adolescentes, percebem o mundo. Os itens que mexem com o consumidor através de sensações incomuns, como o gelado em balas e o sabor picante em bebidas, foram citadas como exemplos de recursos que geram contraste, mas que podem não agradar às pessoas.
Para o vice-presidente da Expovale, Valmor Scapini, o Vale do Taquari tem papel importante na cadeia produtiva do país e, principalmente, para a região. O conhecimento ofertado durante o workshop é fundamental para aqueles que querem se destacar e prosperar no mercado. “Quem não fizer a diferença, ficará de fora do processo”, alertou. Miguel Arenhart, presidente da Acil, também ressaltou a riqueza da localidade e afirmou que há plenas condições de se produzir alimentos de qualidade e promover a inovação, possibilitando a elevação ao posto de Vale dos Alimentos.
A programação do XVI Workshop em Alimentos segue nesta sexta-feira, a partir das 8h, com palestras abordando fortificação em alimentos; tipos, composição e processamento de snacks; aspectos tecnológicos e nutricionais de produtos lácteos; avaliação sensorial como ferramenta estratégica; aplicação de sílica em alimentos; e o mercado sem glúten. O evento é uma realização da Acil e Expovale, e tem o patrocínio do Grupo Bremil, Conaprole, Duas Rodas, Givaudan, Kerry, Saporiti, Takasago e Univar.
A menos de dois meses do início de mais uma Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari…
Faltando menos de dois meses para a 21ª Feira Industrial, Comercial e de Serviços – Expovale 2018, a comissão organizadora…