Aproximadamente 180 pessoas participam do evento - Crédito: Objetivo Fotografia
Um evento para disseminação de conhecimento e compartilhamento de informações. Assim foi definida a 16ª edição do Workshop em Alimentos, que integra a programação de eventos técnicos da Expovale 2016. Promovido pelo Grupo Técnico em Alimentos (GTA), o evento iniciou nesta quinta-feira (17) e segue até amanhã (18) no Salão de Eventos da Acil. A atividade reúne aproximadamente 180 participantes, entre executivos, pesquisadores e profissionais da área de alimentos, contribuindo para o lançamento de novos produtos e prospecção de negócios.
Conforme a coordenadora Tânia Gräff, a programação do workshop foi elaborada com foco na saudabilidade, trazendo palestrantes detentores de conhecimento na área de segurança, tecnologia, inovação e exigências da Anvisa. Para ela, integrar a agenda da Expovale colaborou com a proposta de disseminar o conhecimento e a atuação do grupo na região, além de proporcionar uma prévia do que será a Jornada Técnica do Setor Alimentício, que acontece nos dias 18 e 19 de maio, no Hotel Weiand. Durante a solenidade de abertura do evento, Tânia destacou a rapidez da evolução na indústria de alimentos, mostrando a importância da capacitação dos profissionais na área de tecnologia e dieta contemporânea. Dessa forma, o workshop veio agregar conhecimento para produção de alimentos nutritivos, seguros, saborosos, adequados à legislação e atrativo a todos os consumidores.
Abrindo a programação desta quinta-feira, Neila Richards, engenheira de alimentos e especialista em Tecnologia e Ciências dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), abordou o tema Comportamento da gordura nos produtos e na dieta. Segundo ela, falar do assunto não é fácil: “A gordura tem benefício, mas ainda é a grande vilã da alimentação”. Ao tratar de ácidos graxos, colesterol e gorduras trans, ressaltou o que acontece no organismo quando consumidos em excesso. A diferença entre óleos e gorduras, bem como sua função no alimento o os tradicionais embates entre manteiga e margarina também estiveram em pauta.
O estudo do consumidor e o nível ideal de sensações foi o tema abordado por Matheus Seity, da Takasago - empresa especializada em aromas e fragrâncias. Expondo as metodologias aplicadas para entender a experiência com os alimentos, através da medição do nível de satisfação, acentuou a importância da exploração dos cinco sentidos e da interpretação de como as pessoas, em especial os adolescentes, percebem o mundo. Os itens que mexem com o consumidor através de sensações incomuns, como o gelado em balas e o sabor picante em bebidas, foram citadas como exemplos de recursos que geram contraste, mas que podem não agradar às pessoas.
Para o vice-presidente da Expovale, Valmor Scapini, o Vale do Taquari tem papel importante na cadeia produtiva do país e, principalmente, para a região. O conhecimento ofertado durante o workshop é fundamental para aqueles que querem se destacar e prosperar no mercado. “Quem não fizer a diferença, ficará de fora do processo”, alertou. Miguel Arenhart, presidente da Acil, também ressaltou a riqueza da localidade e afirmou que há plenas condições de se produzir alimentos de qualidade e promover a inovação, possibilitando a elevação ao posto de Vale dos Alimentos.
A programação do XVI Workshop em Alimentos segue nesta sexta-feira, a partir das 8h, com palestras abordando fortificação em alimentos; tipos, composição e processamento de snacks; aspectos tecnológicos e nutricionais de produtos lácteos; avaliação sensorial como ferramenta estratégica; aplicação de sílica em alimentos; e o mercado sem glúten. O evento é uma realização da Acil e Expovale, e tem o patrocínio do Grupo Bremil, Conaprole, Duas Rodas, Givaudan, Kerry, Saporiti, Takasago e Univar.
A Expovale foi palco, na tarde desta terça-feira (13), de importante ato em prol da segurança pública da região. Durante…
Atração já aproveitada pelos visitantes no primeiro fim de semana da Expovale, os passeios de balão serão retomados no sábado…