A sexta-feira (18) foi da melhor idade na Expovale. Em grupos, com os cônjuges ou amigos, os idosos vieram de diversos municípios da região e conferiram uma programação especial no Parque do Imigrante, tendo como ponto alto o baile promovido na Praça de Alimentação.
As agroindústrias foram o objetivo do casal Vera Lúcia (60) e Luiz Antonio Ledur (62), de Bom Princípio. Iniciando o passeio pelo Pavilhão 1 – destinado ao comércio – aproveitaram para conhecer a variedade da feira e revelaram: “Está tudo muito organizado. Recém entramos e já fizemos compras”. A exposição também era o foco de Iracema Rossi (72), diretora do Grupo da 3ª idade de Linha Pinheiro, Nova Bréscia. Juntamente com os outros 30 integrantes da turma, saiu de sua cidade às 10h e aproveitou a companhia das amigas para visitar os pavilhões. Segundo ela, o grupo sempre faz uma viagem por ano e em 2016 escolheram a Expovale, destacando ainda que essa experiência proporciona bem-estar e amizades.
O figurino de Sueli (73) e Valci Agostini (80), de Lajeado, não escondia o motivo que os trouxe ao Parque do Imigrante. Casados há 53 anos, eles trajavam roupas apropriadas para uma festa e confirmaram que sempre acompanham os grupos nesses eventos. O baile de hoje era o terceiro que frequentavam nesta semana e Sueli contou o porquê disso valer a pena: “É maravilhoso. O melhor é que o idoso se sente feliz e isso é tudo pra mim”.
Caminhando apressado na área externa estava o lajeadense Ivo Urbano Ruschel (78). Ele visitou a feira com a esposa no domingo (13) e hoje voltou sozinho para comprar o que mais lhe interessou. Alheio a música que tocava na Praça, foi enfático: “Minha mulher não está aqui. O que eu quero no baile?”. Já no espaço destinado à festa, a animação ficava por conta da Banda Guarujá e dos inúmeros pares que dançam pela pista. Maria Marlene Stadtlobe (65), de Estrela, era uma das que se destacava, rodopiando entre os casais na companhia das amigas. Viúva há 18 anos, afirmou que aos poucos está começando a frequentar esses eventos. “65 anos só no corpo. Na cabeça tenho 35”, ressaltou.
No local, o Grupo Viver Melhor também chamava a atenção, através de seus 147 integrantes identificados com camisetas verdes que apresentavam seu slogan: “somos jovens há mais tempo”. Leonida Mörschbächer (88), de Cruz das Almas, ao lado do marido Osvaldo (89), não escondia a felicidade no primeiro baile que participava na Expovale. Casada há 67 anos e com cinco filhos, 18 netos, 25 bisnetos e 3 tataranetos, mencionou que no grupo faz ginástica, dança e conhece amigos. “Me sinto muito mais feliz”, garantiu.
Responsável pelo grupo, Cristiano Souza da Silva (36) informou que se trata de um projeto coordenado pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), atendendo a dez grupos de diversas localidades em Bom Retiro do Sul, totalizando mais de 200 idosos ativos. As atividades envolvem ginástica, passeios e bailes e como resultado foi comprovada a redução de 70% na procura por serviços de saúde no município. Silva trabalha há 10 anos com a Terceira Idade e destaca a vivência e a questão social do serviço. “Eu amo isso. São eles que me proporcionam vida”, expressou emocionado.
A Expovale 2016 é uma vitrine para lançamentos, novidades e ideias sustentáveis. Diante da crescente preocupação com os impactos ambientais,…
Os admiradores de cachorros receberão uma programação especial durante a Expovale 2016, quando o Centro de Obediência e Psicologia Canina…