Com a presença do presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Vergílio Frederico Perius, a comissão organizadora da Expovale 2018 reuniu, na tarde desta quarta-feira (07), autoridades e representantes de cooperativas da região para debater uma possível parceria na realização desta edição. Segundo o presidente da feira, Valmor Scapini, a Expovale tem atuação multissetorial e demonstra todo o potencial econômico do Vale, o que justifica a aproximação com a entidade: “Precisamos pensar como o sistema cooperativo pode estar na feira de uma forma bem representativa e dizendo à região: nós existimos e fazemos a diferença”.
Scapini ressaltou que a Expovale tem o desafio de oferecer uma multiplicidade de ações que contemplem todos os públicos, proporcionando um ambiente adequado para o desenvolvimento de todo o sistema produtivo, fomentando os negócios e trazendo retorno para os participantes. Ele revelou que visualiza nas cooperativas o caminho mais adequado para o crescimento do Vale e por isso o interesse na união com a entidade máxima desse sistema no Rio Grande do Sul. “Queremos construir uma feira que seja uma plataforma de apresentação e de oportunidades da nossa região para o Estado”, determinou. Gilberto Picinini, presidente da Cosuel, complementou reforçando o compromisso das cooperativas com a região e explicou que a intenção é trazer para a feira o sentido mais amplo do cooperativismo, estruturando um espaço compartilhado e oferecendo atividades técnicas que direcionem o evento também para esse segmento.
Concordando com a relevância da cultura cooperativa na região, Perius citou uma pesquisa aplicada por um aluno da Univates há cerca de 8 anos, a qual constatou que o Vale do Taquari é a zona mais rica do país em número de associados, sendo que 62% das famílias têm algum membro cooperativado. A partir desses dados, o dirigente prospecta na Expovale uma oportunidade de mostrar quem são e o que fazem essas instituições, e por isso colocou a entidade à disposição das cooperativas e da comissão organizadora da feira. Ele garantiu que o sistema Ocergs - Sescoop viabilizará a participação e promoverá eventos paralelos, os quais contribuirão para transformar o Vale do Taquari na capital do cooperativismo brasileiro durante os dez dias de Expovale.
Também participaram do encontro representantes das cooperativas Languiru, Valelog, Unimed e Sicredi, além do vice-presidente da CIC-VT, Henrique Purper; secretário do Desenvolvimento Econômico de Lajeado, Douglas Sandri; Alex Schmitt e Adair Weiss. Presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado, Miguel Arenhart agradeceu o envolvimento dos presentes e evidenciou o engrandecimento da feira a partir de sua inclusão. “É uma prova do nosso poder de união. Estou extremamente feliz com a vinda de vocês. Com certeza faremos uma grande Expovale”.
Proposta
Dentre as atividades oferecidas por Perius estão oficinas e teatros voltados para a educação de crianças; palestras, painéis e debates com temas específicos por setor de atuação, como agronegócios, saúde, crédito e energia; apresentações musicais e culturais; e até mesmo a realização de uma reunião da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Além disso, a entidade seria responsável pelo Espaço Cooperativo, local que reuniria todas as conveniadas do Vale dentro da feira e onde seriam expostos produtos e serviços das participantes.
Próximo passo
A partir do comprometimento com a continuidade da parceria, ficou estabelecido que cada cooperativa deverá entregar à Acil, até o final de fevereiro, um esboço de ações e demandas de acordo com sua especialidade, os quais serão estruturados em um projeto único e coletivo. A proposta será encaminhada à Ocergs, cuja avaliação e consolidação deve ocorrer ainda em março.
A feira
A Expovale 2018 ocorre entre os dias 09 e 18 de novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado. O evento é uma realização da Acil e Prefeitura de Lajeado e conta com o patrocínio de Fruki Guaraná, Imec Supermercados, Sicredi Vale do Taquari e Atlas.
Restam poucos estandes disponíveis para as agroindústrias familiares na Feira Comercial, Industrial e de Serviços – Expovale 2016. Com uma…
Contagem regressiva para a 20ª Feira Comercial, Industrial e de Serviços – Expovale 2016. A feira que é destaque estadual…