Depois do painel, parte do grupo visitou o Barco Cisne Branco
(Roberta Colombo / R3 Produtora)
O Painel Políticas Públicas Efetivas para o Ecossistema do Turismo Vale do Taquari e Rio Grande do Sul oportunizou um amplo debate de lideranças no auditório da Expovale + Construmóbil nesta sexta-feira (11). A atividade que integrou a programação da Avenida do Turismo oportunizou a reflexão sobre oportunidades e desafios, debatidas por 10 convidados e pessoas da plateia, e culminou com a entrega da Carta Aberta de Proposições para o secretário estadual do Turismo, Raphael Ayub. O documento resume as intenções pontuadas pelos participantes, no sentido de promover a articulação entre a gestão pública, setor privado e sociedade civil.
No eixo central está a importância da definição de políticas de governo que atendam e contemplem desde aspectos humanísticos e culturais, como também interesses das comunidades locais. A busca do setor é por modelos de gestão e governança capazes de reduzir disparidades socioeconômicas e promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo no turismo regional. “O Poder Público tem funções como criar legislação apropriada, adaptar o plano diretor e fazer investimentos em infraestrutura” enalteceu Ayub. A afirmação foi seguida de reconhecimento em relação aos movimentos do Vale do Taquari com seus atrativos. “A melhor alternativa no turismo é a regionalização e isso inclusive vem sendo muito bem feito aqui”. O secretário ainda observou um novo cenário do setor. “A pandemia fez com que o poder competitivo do pequeno e do grande empreendedor de turismo praticamente se igualasse”, fazendo referência a pontos turísticos de pequenas cidades do interior que conseguem precificar seus atrativos no mesmo nível de já conceituados e famosos destinos. Diferenciação, aproximação entre cidades e roteiros para maior atratividade dos turistas e qualificação profissional foram mais alguns dos temas abordados.
O painel, coordenado por Cláudia Brazil, teve ainda o envolvimento dos dois presidentes das feiras, Miguel Arenhart e Joni Zagonel; do diretor de inovação e Projetos Estratégicos da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Jorge Luís Ribeiro Imperatore; e secretários de Turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Ferri Parisotto, e Lajeado, André Bücker. Como representantes do meio empresarial participaram Evandro Knob, da Emater; Charles Rossner, da Amturvales; Etiene Azambuja, do Senac; e Amanda Bonotto Hoffmann Paim, do Sebrae RS. Ao final da atividade, as lideranças se deslocaram até o Porto dos Bruder, onde nesta sexta-feira começaram os passeios com o Barco Cisne Branco pelo Rio Taquari.
Apesar de ainda não contabilizarem os números totais, as agroindústrias familiares participantes da Expovale já comemoram o desempenho na feira.…
A Expovale + Construmóbil entrou neste sábado (19) em sua reta final e se depender da satisfação dos mais de…