Na tarde desta terça-feira (13), o auditório Expovale sediu o seminário Adesão do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) promovido pela Fetag, Emater, Asamvat e Amvat. Ministrada pelo secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul (SDR), Claudemir Locatelli, a atividade foi direcionada a secretários de agricultura, técnicos, veterinários e produtores, e abordou o procedimento a ser adotado pelos municípios para a equivalência do SIM ao SUSAF.
Segundo o assessor de política agrícola e de agroindústrias da Fetag, Jocimar Rabaioli, a legislação tem diferentes instâncias e a inspeção unicamente de nível municipal impede que os produtos de origem animal, como derivados de carne, leite, pescados, ovos e mel, sejam comercializados além dos limites da própria cidade. A partir de agora, uma instrução normativa permite que o Susaf aceite a estrutura que os municípios possuem e aqueles que aderirem ao sistema terão permissão para vender sua produção a todo o Estado. "A gente espera que vocês sejam multiplicadores destas ideias e destes conhecimentos e que possamos a cada dia avançar e desburocratizar legislações que não deixam a agricultura familiar e os empreendimentos de menor porte ter o seu desenvolvimento", manifestou Rabaioli aos participantes.
Os cães se transformaram em astros da Expovale na tarde deste domingo (11). Sucesso na última edição, o especialista em…
Em continuidade às solicitações de melhorias no Parque do Imigrante para a realização da Expovale + Construmóbil em novembro, a…