Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Fröhlicher Kreis, de Santa Clara do Sul - Foto: Frederico Sehn
Tiaras, flores, vestidos, knickers, suspensórios, polainas e sapatilhas. O traje típico alemão ocupou os ambientes da Expovale + Construmóbil 2024 nesta sexta-feira (15), dia escolhido para homenagear os 200 anos de colonização alemã no Brasil. Para isso, o Pavilhão de Shows recebeu apresentações de danças folclóricas, enquanto as bilheterias foram liberadas para todos que chegaram trajando peças características da cultura.
Quatro grupos fizeram exibições: Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Fröhlicher Kreis, de Santa Clara do Sul; Grupo de Danças de Casal, de Mato Leitão; Grupo do Centro Cultural Morgenstern, de Colinas; e Grupos Folclóricos, de Estrela. Entre os dançarinos esteve a rainha do Festival do Chucrute de Estrela 2024/2025, Amanda Käfer, a qual avaliou a iniciativa da feira de celebrar a cultura alemã: “A nossa história começou com pessoas que viram a tradição se perdendo. Essa conversa de hoje fala com nossos valores de manter isso vivo e mostrar para as pessoas quem a gente é, o que fazemos e o que se fazia há 200 anos atrás”. Aos 26 anos, Amanda revelou que participa da atividade desde os seis e comentou sobre a experiência de dançar na Expovale + Construmóbil: “A gente se prepara com todo o coração e vai com toda a energia possível para transformar a pista com nossos passos”.
A programação cultural da Expovale 2024 conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura. É uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e do Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução.
O estande da Avon atraiu os olhares dos visitantes da 19ª Expovale neste domingo, dia 16
Às vésperas da abertura oficial, a Expovale 2018 já transformou o ambiente do Parque do Imigrante em Lajeado. Desde o…