Novidades

Veja notícias sobre a Expovale e o Vale do Taquari

10 nov 2018

Expovale 2018: Vale do Taquari tem 83% das famílias associadas ao cooperativismo

Desenlace da fita marcou abertura oficial do Mundo Cooperativo - Crédito: Carioca Fotografia

O Mundo Cooperativo do Vale do Taquari exalta na Expovale 2018 a força que tem o setor na região. Aberto oficialmente neste sábado pela manhã (10), contou com solenidade que reuniu representantes das 13 cooperativas que integram o grande estande de 525 m². A cerimônia teve a presença do presidente do Sistema Ocergs/Sescoop/RS, Vergílio Perius, que enalteceu o potencial da região. "O Vale do Taquari é a maior inovação que tem no cooperativismo brasileiro", fazendo comparação com o Vale do Silício e sua vanguarda em inovação. Ao comentar que é o mais rico em sócios, progresso e união, também revelou que 83% das famílias são associadas ao cooperativismo. Segundo Perius, são 378 mil associados, sendo que em muitas famílias há mais de uma matrícula. "Há muitos que são sócios simultâneos de energia, saúde, crédito. A região é o exemplo de cooperativismo mundial e só o Canadá acompanha os índices daqui", afirmou. O estande do Mundo Cooperativo fica na área externa, próximo ao Pavilhão3, e concentra as cooperativas: Arla Cooperativa, Certaja, Certel, Dália Alimentos, Languiru, Rede de Transportes, Sicoob Meridional, Sicoob São Miguel, Sicredi Integração RS/MG, Unicred VTRP, Unimed VTRP, Uniodonto VTRP e Valelog. A programação foi prestigiada por várias autoridades, entre as quais o prefeito de Lajeado Marcelo Caumo, presidente da Câmara de Vereadores do município Eder Spohr e deputado federal Heitor Schuch.

Para o presidente da Expovale 2018, Valmor Scapini, o cooperativismo é um dos principais baluartes. "Talvez o mais forte e estratégico alicerce da cultura do Vale do Taquari, do nosso jeito de ser e fazer", salientou. Ele agradeceu o Sistema Ocergs/Sescoop/RS por aceitar o convite dessa iniciativa e finalizou: "o Mundo Cooperativo materializa nossas mais elevadas aspirações como sociedade organizada, que vê no Cooperativismo o passado glorioso; faz dele o presente venturoso e atuará sempre - através dele - como a organização social fundamental para construção de um futuro brilhante, de desenvolvimento econômico e social e qualidade de vida para todos".

Acordo de intenções
O momento também serviu para a assinatura do acordo de intenções entre as cooperativas Languiru e Dália. A aproximação representa um marco histórico entre as organizações no sentido de unir esforços e complementar as ações que ambas realizam com o trabalho que tem como foco o pequeno produtor. O documento foi assinado pelo presidente da Languiru Dirceu Bayer e presidente e diretor superintendente da Dália, Gilberto Piccinini e Carlos Alberto de Figueiredo Freitas. “Esse protocolo se inicia numa forma tímida, mas tem um potencial enorme”, anunciou Bayer. A grande expectativa foi compartilhada por Freitas, o qual ainda salientou a estratégica troca de experiências, além das parcerias relacionadas às linhas produtivas de leite e frango.

A programação no espaço Mundo Cooperativo culminou com um painel com a imprensa, no qual os dirigentes falaram sobre mercado, desafios e perspectivas nas áreas de atuação de cada uma.