Novidades

Veja notícias sobre a Expovale e o Vale do Taquari

12 nov 2022

Encontro Estadual de Soberanas reúne 28 cortes na Expovale + Construmóbil

Encontro teve a participação de 27 cortes (Roberta Colombo / R3 Produtora)

O empoderamento feminino foi o mote do Encontro Estadual de Soberanas realizado na tarde deste sábado (12) na Expovale + Construmóbil. Com a participação de 28 cortes de diferentes municípios, feiras e festas, o evento teve como anfitriãs a rainha Vitória Bettio e suas princesas Joana Dullius e Luisa Capra. Além da integração entre as presentes, a programação contou com um bate-papo com profissionais das áreas de moda, imagem pessoal e psicologia.

Vitória deu as boas-vindas falando sobre o carinho e atenção com que seu trio preparou o encontro, tendo como objetivo garantir que todas se sentissem acolhidas e especiais. Segundo ela, a intenção foi conscientizar as demais soberanas sobre seu papel como mulher na vida das outras e da sociedade como um todo.

E para falar sobre esse empoderamento, a convidada foi a ex-rainha da Expovale e atualmente Mestre em Design Gráfico e Moda, Josi da Costa Heissler. Ela instigou uma reflexão sobre os concursos de beleza e o julgamento que as pessoas fazem deles, lembrando que essa é a luta de suas participantes: "Mostrar que somos muito mais do que mulheres bonitas. Somos mulheres preparadas, que representam seu município, seu povo, sua história". Josi ressaltou que apesar das mudanças, ainda há uma percepção ultrapassada de mulher objeto e por isso a importância de usar a beleza com propósito, para um bem maior, seja por meio de ações sociais, seja pela defesa de seus ideais. "Usem a voz de vocês tanto quanto usam a imagem", orientou.

Ao falar sobre os princípios do empoderamento, Josi deu dicas para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gêneros, com o intuito de garantir a igualdade de oportunidades. "A beleza não priva vocês das adversidades nem as torna superiores", alertou a ex-rainha, que concluiu com a mensagem: "A soberana de verdade é a mulher que te atende na padaria, no shopping, no hospital. Ela pode ser a advogada, a médica, tua manicure, pode ser quem for. A questão é que ela escolheu uma forma diferente de usar a imagem pelas causas nas quais ela acredita. A atividade contou ainda com as palestras "Posicionamento de imagem pessoal", da gestora de imagem Rochelle Chiesa, e "Autoconhecimento: o papel da autoestima na saúde mental feminina", com a psicóloga Rafaela Schwertner.