Cerca de 50 vereadores da região participaram hoje (19) do encontro da Associação dos Vereadores do Alto Taquari (Avat). O evento o ocorreu no Auditório da Expovale e oportunizou a integração e o compartilhamento de informações da área política, explanadas pelo advogado e pós-graduado em discurso eleitoral, Gabriel de Oliveira. A iniciativa, uma parceria da Avat e da Câmara de Vereadores de Lajeado, teve o objetivo de oferecer conhecimento aos edis. “Em todas as nossas atividades procuramos levar informações para os vereadores. Passamos por um momento de descrédito e precisamos pensar em como fazer uma boa política”, afirmou o presidente da Avat, Paulo Bettoni, de Anta Gorda.
Oliveira abordou aspectos práticos relacionados a e este período de fim das legislaturas e observou o cenário pós-eleições, caracterizado pela não reeleição de muitos dos candidatos. Entre os exemplos mais expressivos está Dois Lajeados, onde nenhum vereador foi reeleito, seja pela opção de não concorrer ou pelo resultado das urnas. “Os últimos quatro anos foram muito difíceis na área financeira, prova é que vários não conseguem fechar as contas. Os problemas começam pelos governos federal e estadual e refletem nos municípios, que sofrem muito com o corte de verbas”.
A PEC 241 também foi abordada e requer atenção dos gestores públicos. Para o advogado, o limite de gastos imposto pela lei vai exigir a busca de alternativas para diminuir despesas e aumentar receitas. “Por muito tempo se gastou mais do que arrecadou. Mais do que nunca, os administradores terão que ser gestores, prevalecendo o técnico em detrimento do político”.
Languiru, Univates, Hospital Bruno Born (HBB), Hospital de Teutônia, Construtora Zagonel, Padaria Suíça, Privilege e Sicredi são as oito empresas…
A Associação Comercial e Industrial de Lajeado e a Prefeitura de Lajeado realizam, no dia 19 de maio, o lançamento…