A cultura herdada dos imigrantes que colonizaram o Vale do Taquari está em evidência na Expovale + Construmóbil por meio da Avenida do Turismo. Diariamente, desde o início da feira, mais de 30 municípios se revezam com atrações culturais, turísticas e gastronômicas, além de apresentar novidades e lançar eventos. O espaço conta com o apoio do Governo do Estado e da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), que durante todo o evento acompanham a programação.
Na sexta-feira (15), Encantado trouxe à feira uma mini SuinoFest, com direito a dois suínos e outros pratos típicos da culinária italiana que estão presentes no dia a dia dos encantadenses. “Por meio dessa palhinha do que ocorre na SuinoFest queremos um pouco da nossa cultura, gastronomia, além de mostrar os atrativos turísticos, como o Cristo Protetor, que está impulsionando o turismo em todo o Vale do Taquari”, pontuou o secretário de Turismo e Desenvolvimento, Marcelo Casaril. Além da SuinoFest e do Cristo Protetor, que será inaugurado no dia 6 de abril de 2025, o município ainda apresentou o Boulevard Encantado, com inauguração no dia 21 de novembro de 2024, roteiros turísticos, atrações culturais e o disputado jogo da mora.
Na sexta-feira, outro destaque ainda foi Travesseiro. O município trouxe atrações como a Orquestrinha Infanto-Juvenil, a Orquestra Jovem e o Grupo de Danças das Escolas Municipais, que reuniram um expressivo público na Avenida do Turismo, que encantou e emocionou com as apresentações.
Na quinta-feira (14), o destaque ficou para Westfália, conhecida pela cultura do sapato de pau, tanto no calçado quanto na dança e no idioma. Por meio da Associação Cultural Westfaliana, o Westfälische Tanzgruppe o Grupo Amigos do Sapato de Pau, o município trouxe à Avenida do Turismo música, canto e dança. E foi a dança um dos elementos que chamou a atenção, pois os dançarinos se apresentaram usando o sapato de pau.
Westfália ainda mostrou o processo de produção do calçado e apresentou o dicionário e a gramática da Língua Westfaliana Brasileira, iniciativa pioneira para manter o dialeto registrado. Outra ação foi a distribuição do livro trilíngue “Os três sapinhos”, de Celson Weirich, escrito em português, alemão e westfaliano (sapato de pau).
Esculturas retratam os imigrantes
No acesso pela portaria B, entre os pavilhões 1 e 4, cenários como moinho e cascata, reproduzem locais turísticos da região. E uma das reproduções tem sido atração à parte: as esculturas que representam o trabalho dos imigrantes, que foram produzidas pelo escultor e artista plástico, Marcos Datsch, que também é responsável pelo Monumento do Imigrante, recentemente instalado no Parque do Imigrante.
São oito peças que foram esculpidas há cerca de 10 anos em seu atelier no Bairro Conventos e este ano vieram para a Expovale + Construmóbil. Cada peça pesa em torno de 1.500 quilos e foram esculpidas em um ano e meio com ferro, argamassa e concreto. “Mostrar minha arte para a cidade que moro é motivo de muita alegria. Nossa ancestralidade tem muita energia. Por isso, procurei representar justamente o início dos imigrantes, que com seu trabalho trouxeram a pujança ao país”, frisa Datsch.
Atrações da Avenida do Turismo
16/11 – sábado
17/11 – domingo
Os mais de 70% dos ingressos comercializados comprovam que os passeios do barco Cisne Branco já são um sucesso na…
As 12 candidatas à corte da Expovale 2024 tiveram mais um encontro na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil)…